Karatê


Karate é uma expressão utilizada para descrever o sistema de "mãos vazias" de autodefesa e que nomina uma modalidade de arte marcial. O estilo ensinado no Duello Centro de Treinamento é o Karate Uechi Ryu.

Há aproximadamente 5000 anos atrás um príncipe da Índia desenvolveu a primeira versão de uma autodefesa sem armas, observando o movimento dos animais e seus métodos de defesa e realizando experimentos para descobrir os pontos de pressão do ser humano.

Posteriormente, o monge budista Bodhidharma, aprendeu essas técnicas de auto defesa, já que monges não podiam carregar armas e as levou para a China. Lá ele ensionou a técnica como Zen budismo, uma mescla de religião e arte marcial, que condicionava o corpo e a mente.

Em 1900, Kanbun Uechi, um japonês da Ilha de Okinawa decendente de samurais, foi ao sul da China e estudou a técnica por 10 anos com o monge taoista Chou Tzu Ho. A técnica que então era chamada de Kempo, foi levada por ele ao Japão, como KarateDo ao estilo Okinawa-te.

Em 1940, Kanbun Uechi fundou o “Uechi Ryu Karate Jutsu”, chamado de Uechi Ryo KarateDo, em português “Estilo Uechi de Karatê”, após sua morte em 1948. Seu filho, Kanei Uechi, continuou a ensinar uma versão da arte de seu pai, com repertório técnico baseado em três katas essenciais: sanchin (execução de teste de quebra em que o corpo é o receptor da pancada), seisan (força explosiva e controle dos movimentos) e sanseiryu (movimentos de mãos).

O Karate se popularizou em todo o Japão por volta de 1920, quando alguns mestres foram convidados pelo Imperador (após uma demonstração em Okinawa) a lecionar a arte do Karate nas Universidades e se espalhou pelo mundo.

       
Benefícios:

  • Alta perda calórica (750 a 1.000 calorias por aula).
  • Aumento da força e da resistência
  • Fortalecimento das articulações
  • Melhoria no auto controle, auto confiança e auto estima
  • Desenvolvimento de reflexos rápidos
  • Melhoria da coordenação motora e concentração
  • Melhoria do sistema respiratório
  • Alívio de stress e ansiedade

Duração das aulas: 1h à 1h30
Vestuário e equipamentos: Kimono
Tipo de graduação: Faixa