por | jan 30, 2019 | Muaythai

O QUE É MUAY BORAN?

Muay boran é um termo abrangente que representa as artes marciais desarmadas antigas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e da criação de regras. A palavra “muay’ significa boxe e vem do termo sânscrito “Mavya”, enquanto” boran” ou “boraan” significa antigo em tailandês. Muay boran então, é a designação do Muaythai ancestral, que difere significativamente seu descendente moderno.
Considerando que o Muaythai é muitas vezes chamado de “luta das oito armas”, o Muay Boran faz o uso de awut nawa (nove armas: duas mãos, duas pernas, dois cotovelos, dois joelhos e a cabeça) para o ataque e a defesa.
O Muay Boran era um estilo um pouco mais abrangente que o Muaythai atual, incluía diversas técnicas de grappling e defesa pessoal. Era um sistema empregado no treinamento militar dos soldados na Tailândia.
Os diversos estilos do esporte eram apresentados em suas respectivas regiões, havia também torneios entre as diferentes ramificações do Muay Boran. Assim, ao longo de séculos, o Muay Boran desenvolveu alguns estilos regionais:
Muay thasao (região norte da Tailândia) – Ênfase na velocidade, especialmente chutes rápidos. Esta variação de Muay Boran foi apelidada de “ling lom” (macaco ventoso).
Muay korat (região leste da Tailândia) – Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o “soco de derrubar búfalos”, chamado assim porque se supõe que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.
Muay lopburi (região central da Tailândia) – Ênfase na astúcia, movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.
Muay chaiya (região sul da Tailândia) – Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.
Tradicionalmente, os treinadores de Muaythai ensinavam as técnicas de Muay Boran para seus alunos, entretanto, o ensino dessas técnicas foram se perdendo ao longo dos anos para o ensino do Muaythai, que hoje é um esporte muito lucrativo na Tailândia. Hoje o conhecimento do Muay Boran é restrito e mais utilizados em apresentações culturais.

CARACTERÍSTICAS:
O Muay Boran tem como objetivo a finalização rápida do oponente. Os golpes aplicados sempre visam à eficiência máxima, com o maior dano possível em um só ataque, algo necessário em combates com vários oponentes, proveniente das guerras e das migrações dos povos tailandeses.
Com uma postura muito mais baixa e mais larga que a do Muaythai, bem como as artes marciais indianas e tradicionais chinesas. Neste, os combatentes são obrigados a ter maior agilidade, flexibilidade e velocidade. A procedência dos chutes é provavelmente indiana.
REGRAS
As velhas regras de muay boran consistiam simplesmente na proibição de bater na virilha, arrancar os olhos, bater no oponente caído e puxar os cabelos. Categorias por peso não existiam e não haviam ringues construídos especialmente para os torneios.
Em vez disso, as lutas ocorriam em qualquer lugar de espaço aberto cercado por um círculo de espectadores. Os rounds eram cronometrados com um pequeno furo feito em um coco que era colocado na água. Quando o coco afundasse, um tambor era batido para sinalizar o fim de um round.
Não se usavam luvas, apenas em algum momento da história do Muay Boran, foi decidido envolver suas mãos em cordas de cânhamo para lutar.
Certos lutadores molhavam as cordas, pois ao secar ficavam mais duras e assim poderiam ferir de forma mais eficaz o seu oponente.
E aí? O que achou dessa modalidade?

 

2 Comentários

  1. Cléia

    Quando você pratica uma luta deve conhecer os seus fundamentos e as suas curiosidades!

Trackbacks/Pingbacks


    Warning: call_user_func() expects parameter 1 to be a valid callback, function 'et_list_pings' not found or invalid function name in /home/duelloct/www/wp-includes/class-walker-comment.php on line 179

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Enviar
Posso ajudar?
Olá! Que tal agendar sua aula experimental grátis pelo WhatsApp? Só clicar em enviar e fazemos tudo online!