por | jan 23, 2019 | Hapkido

DIA NACIONAL DO HAPKIDO

O QUE É HAPKIDO?

O Hapkido é uma das artes marciais mais poderosas que existem devido à sua grande diversidade de opções de golpes, possuindo em média 3.860 técnicas de defesa pessoal como varrições de socos, chutes, torções, projeções, imobilizações, além de técnicas que envolvem qualquer tipo de objeto como facas, espadas, bengalas e leques.
A união das palavras HAP (união), KI (força, espírito) e DO (caminho) formou o significado de Hapkido: “O caminho da união da força e do espírito”.

HISTÓRIA DO HAPKIDO

No inicio, o Hapkido não era para ser utilizado como uma forma de defesa, seus movimentos eram treinados apenas para o desenvolvimento do “KI”, (força interior, energia vital), pelos monges budistas vindos da Índia para China em 67 a.C. Mas ao ser introduzido na Coréia no ano 372 d.C., os monges descobriram que alguns dos movimentos utilizados em seus treinamentos físicos, serviam também para sua defesa contra agressores armados que encontravam em seu caminho, ao levar o budismo para os povos que viviam na região do Oriente.
De 1909 a 1945 as práticas das artes marciais foram expressamente proibidas para o povo coreano devido à ocupação japonesa na segunda guerra mundial. Alguns mestres, de forma secreta, continuaram a trabalhar suas técnicas para não serem esquecidas como o Grão mestre Young Sool Choi, que foi o responsável pela sobrevivência do Hapkido na Coréia, onde fora praticamente extinto.
Na década de 60 alguns professores coreanos chegaram aos Estados Unidos para ensinar o Hapkido, entre eles o mestre Ji Han Jae, aluno do mestre Choi. Em 1959 Ji Han Jae, abriu sua primeira escola e foi o primeiro a usar o termo Hapkido. Em 1962, o nome foi mudado para Kido. Ji também foi o fundador da “Kido Association”, onde Choi se juntou como membro.
Entre 1962 e 1979, Ji Han Jae trabalhou como guarda costas do presidente coreano Park Chung Hee, no castelo presidencial Blue House. Foi também treinador de arte marcial dos guardas secretos do presidente da polícia coreana, da academia de soldados e da Korean Special Forces. Em 1969, Ji foi convidado pelo governo norte-americano a ensinar o Hapkido aos guarda-costas do presidente Nixon e aos agentes do FBI.
Durante o programa de intercâmbio, Jhoon Rhee (mestre de Taekwondo) apresentou Ji, ao artista marcial e ator Bruce Lee, que era um admirador dos conhecimentos do mestre e pediu que ele fosse seu instrutor.
No inicio dos anos 70, Mr. Wong, presidente da “Golden Harvest Film Co” (produtora dos filmes de Bruce Lee), contratou o Grão Mestre Jin Han Jae para ser o treinador de artes marciais, conselheiro-supervisor técnico e treinador das estrelas de filmes de artes marciais e ainda atuar em alguns filmes.
Em 1987 o Mestre Choi veio a falecer, aos 83 anos e então Ji Han Jae, continuou o seu legado.
No ano de 1977 o Grão Mestre Yun Sik Kim, aluno Ji Han Jae , vem ao Brasil trazendo o sistema de Hapkido Bum Moo. A chegada do Grão mestre é considerada muito importante porque a partir de então o Hapkido começou a ser difundido ao redor do Brasil e fazendo com que o número de praticantes crescesse consideravelmente.
Até hoje o Haokidô é uma arte marcial muito usada como meio defesa nos exércitos ao redor do mundo todo e também praticada como esporte competitivo, pois configura uma excelente combinação de aprendizagem de técnicas de defesa pessoal com a melhoria do condicionamento físico.

DIA NACIONAL DO HAPKIDO

Em 2004, a Liga Nacional de Hapkido do Estado de São Paulo teve a ideia de estipular uma data nacional para comemorar o Dia do Hapkido. E após uma votação que envolveu diferentes entidades da modalidade no Brasil, decidiu-se pelo dia 25 de janeiro pois, nesse dia, no ano de 1973, o Grão Mestre Park Sung Jae realizou o primeiro exame para faixas pretas em solo brasileiro.
E assim, hoje 25/01/2019 presenciamos mais um dia de comemoração do Hapkido e deixamos aqui o nosso parabéns a todos os praticantes da modalidade, principalmente aos instrutores que tem a incrível missão de transmitir e difundir essa arte milenar tão rica e rara.
Feliz Dia do Hapkido!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
Enviar
Posso ajudar?
Olá! Que tal agendar sua aula experimental grátis pelo WhatsApp? Só clicar em enviar e fazemos tudo online!